Hoje queria deixar a minha opinião sobre a polémica que tem havido em relação ao Live-Action do filme A Pequena Sereia. Como todos sabem Ariel, é uma sereia branca, de olhos azuis e longos cabelos ruivos, mas o diretor Rob Marshall decidiu de outra maneira, decidiu meter a interpretar a Ariel a jovem cantora Halle Bailey, até aí tudo bem, o único senão é ela ser negra. Deixem-me explicar-vos, não sou de todo racista, nada mesmo! Mas não concordo com a escolha do diretor porque para mim tem que se seguir a lógica da história e fiquei muito desiludida porque a Ariel sempre foi uma das minhas princesas e histórias preferidas e sempre esperei um filme em live-action desta história tipo uma coisa fantástica e quando fui ver quem a ia interpretar caiu-me mesmo tudo, sinceramente nem vontade de ver o filme tenho, porque era a mesma coisa que meterem a Mulan a ser interpretada por uma indiana invés de uma chinesa, ou a Pocahontas ser interpretada por uma chinesa, espero que percebam a minha lógica desta situação, não é de todo por mal.
Sei perfeitamente que vivemos num mundo muito racista e que se calhar a escolha do diretor do filme foi por isso mesmo, mas pensem comigo, se fosse o filme da Princesa e o Sapo e metessem uma rapariga de cor clara invés de uma negra já ia ser considerado racismo, mas meterem uma rapariga negra no lugar de uma branca já não é, já é bem visto .. acredito mesmo que as intenções do diretor foram as melhores mas desiludiu muita gente. E vocês, qual é a vossa opinião?

Rita desculpa mas tenho de discordar dos argumentos que usas. Eu até tento entender, e esforço-me, os argumentos que as pessoas que ficaram contra o casting da atriz, mas juro que não consigo.
ResponderEliminarE eis o porquê de discordar contigo: tu dizes que a Ariel ser intrepertada por uma atriz negra seria o mesmo que a Mulan ser interpretada por uma indiana invés de uma chinesa, ou a Pocahontas ser interpretada por uma chinesa. Porém não é de todo a mesma coisa: nas histórias da Mulan e da Pocahontas as suas etnias são fundamentais (a Mulan por estar fortemente ligada a tradições chinesas e a Pocahontas porque vê o mundo pelos olhos de uma indígena).
E, desculpa ter de dizer te isto (espero que não leves a mal) mas "o diretor Rob Marshall decidiu de outra maneira, decidiu meter a interpretar a Ariel a jovem cantora Halle Bailey, até aí tudo bem, o único senão é ela ser negra" e indicas que o único problema de ser a Halle a interpretar a Ariel é por ela ser negra isso realmente é racismo. A cor da pele dela não a torna mais ou menos apta a ser considerada para um papel.
E uma coisa muito importante que quero realçar que todas as pessoas que são contra uma Ariel negra parecem esquecer-se: a animação não vai desaparecer. Você vão continuar a poder ver a ariel de pele e olhos claros com os seus cabelos ruivos. Uma coisa não vai apagar a outra.
Por fim, se me poderes responder, dizes que "tem que se seguir a lógica da história" em que sentido a cor da atriz muda essa mesma lógica?
Woah Arabella Blog | Youtube/ | Instagram | Twitter/
kill them with kindness,
Ana Cristina Cartaxo
Em nada vejo racismo na minha publicação até porque tenho familiares negros na minha família, aqui simplesmente é o facto de ter de se seguir a lógica da história e não é o caso! Mas é a tua opinião e respeito só não concordo com o "isso é realmente racismo" até porque se fosse o caso eu diria sem problema nenhum.
EliminarNão respondeste a minha pergunta. O quê que se altera na lógica da história pela Ariel ser interpretada por uma atriz negra?
EliminarE Rita, a minha intenção não é ofender te (espero que isso fique claro) mas em primeiro ninguém admite que é racista sem problema nenhum, usam argumentos rasos para justificar a sua opinião quando no fundo estão a criticar somente a cor da pele da atriz (neste caso concreto) e que fique claro que ter família negra ou amigos negros não iliba ninguém de ser racista ou acidentalmente fazer comentários racistas.
E outro ponto, que pessoas de tons de pele clara também se costumam esquecer: racismo inverso não existe. Por isso, se uma pessoa negra (que é o meu caso) que já sofreu racismo diz que algo que outras pessoas disseram pode ser considerado racismo está a falar com conhecimento de causa, que conhecimento tens tu para não dizer que é racismo?
Como fã da disney e principalmente da Ariel, sempre quis um filme tal e qual como a verdadeira história é, e não alterarem o que quer que seja! Já disse e volto a repetir, nada do que disse tem a ver com racismo! Até porque se fizessem o filme da "Princesa e o Sapo" metessem uma atriz branca, ia criticar na mesma porque a história é com uma mulher negra e não branca! Se sofreste racismo tenho imensa pena, mas nem todas as pessoas são racistas e eu não o sou. Agora interpreta como quiseres a minha explicação, mas quem me conheçe sabe que de racista não tenho nada, mas pronto.
Eliminar